quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Jura Montenegro

Esse é sem dúvida um dos mais incríveis personagens que habita o mundo paralelo de Canoa Quebrada!


Jura, nasceu Juracy Gomes Montenegro  no dia 20 de outubro de 1960 em São Bernardo do Campo, São Paulo.
Filho de Manoel Gomes Montenegro e Lucia Gomes de Oliveira tem apenas um irmão, Gabriel que também é artista!


O pai criava projetos de casas, não era formado em arquitetura mas entendia muito bem do ofício. A casa em que vivia com a família  transpirava arte. E para mostrar o incentivo, conta todo orgulhoso que ainda tem seus primeiros desenhos do jardim de infância, que sua mãe guardou todos esses anos.
Logo na infância aliás, descobriu o interesse pela arte e com a ajuda do artista plástico Oscar Blois, criou ainda menino o que seria uma escola para vida inteira. Reunindo-se a amigos pensantes da época para beber na fonte inesgotável de sabedoria do mestre, que ninguém sabe ao certo se o escolheu ou foi escolhido pelo nosso Jura... foram crescendo em suas viagens e projetos , o artista consagrado e seu pupilo.



Na época Jura revela ter se tornado um miniaturista, como Oscar Blois.
Criava pinturas na cabeça de um fósforo e pintava com um pincel de cerda diferente, o fio da sua própria sobrancelha!

Como ser irriquieto queria conhecer o mundo e aprender sempre mais , assim o fez. Sua primeira viagem internacional aconteceu aos 16 anos, e de lá prá cá, Jura nunca parou de viajar. Nem mesmo quando escolheu Canoa para morar, um detalhe: Jura ouviu falar de Canoa Quebrada  pela jornalista e expedicionária: Paula Saldanha  quando estava gravando na rede Globo no Rio de Janeiro.
Sobre a época relembra:
 "não pude pintar minhas miniaturas em Canoa por causa do excesso de vento e poeira"... e logo partiu para outras telas!



Jura ainda acrescenta que sua faculdade e  pós graduação aconteceu in loco, nas próprias vivências das muitas viagens, viagens que para ele sempre foram mágicas, pois sempre teve a sorte de conhecer pessoas que o incentivaram e ensinaram mais sobre  arte e a vida.
Jura conta que chegou a primeira vez na Europa com apenas 20 dólares no bolso e muita coragem!
Morou em Lisboa, Sevilha, Barcelona, Madrid, Paris, Geneve, Montreux, Martigny, Basel, Berlim Ocidental, Munique, Milão, Formentera, Ibiza, Tel Aviv, Raika, Jerusalém,Londres ufa... fora os lugares em que apenas passou uns dias.Até em filme Hollywoodiano Jura apareceu...isso mesmo, logo após ter sido voluntário num Kibutzim, lavando pratos e colhendo frutas foi "se dar" umas férias em Eilath, ao sul de Jerusalém.

Quando chegou, descobriu que as hospedarias (hotels) estavam lotados, sem ter onde ficar, foi dormir na praia...era proibido...mas vários estrangeiros também estavam nessa.
E foi nesse dia que o que parece fantasia, virou realidade:

"fui acordado por uma barulho de megafone nas alturas, era um cara chamando a galera que estava dormindo na praia para participar de uma filmagem, para ser figurante". 

Nem pestanejou, enrolou o saco de dormir e quando se deu conta já estava no ônibus de filmagem rumo ao deserto de Negev, onde faria parte do filme Sahara com Brooke Shields.
http://www.youtube.com/watch?v=7Hy-DdsgWTE

nesse link dá para ver Jura atuando...
Sim sim, esse "beduíno" de chapeuzinho laranja é o nosso Jura na cena com Brooke Shields.
(1983)

Mas as aventuras desse artista genial não terminam por aí.
Jura participou durante 10 anos do Jazz Off, espécie de circuito paralelo ao festival de Montreux e foi intérprete de Martinho da Vila e Alceu Valença por lá ... ah, gosta de ser apresentado como músico primeiro. Aliás, essa paixão por seu violão o fez perder a primeira esposa, mas nunca o violão!  
Detalhe: foi a primeira esposa quem deu o primeiro violão...

Ele adora contar suas histórias e ainda as conta em francês, inglês, português, passeia pelo italino e arranha um "portunhol".
Dono de um carisma contagiante é seu próprio público, iluminação e platéia. 

Mas temos que apresentar o Jura cantor!
Esse surgiu nas viagens mundo afora e hoje é dono de um repertório significativo e uma agenda sempre lotada!
Ele é todo plural:
multifuncional, multiétnico, ético, arteiro, risonho, artista, poeta, andarilho,viajante, caminhante, alma pulsante de espírito irriquieto. Uma mistura de pirata e forasteiro, genuíno Peter Pan. Uma luz que "incandeia", "alumia", "ascendeia", aquece a alma da gente... irriquieto, prolixo, metafísico, Don Juan, Capuletto, animado, exagerado, afortunado, uma pessoa assim...
dessas que a gente nunca esquece e torce prá voltar sempre e ser bem FELIZ!

Mas a história de Jura não acaba aqui...ainda temos assunto prá muitas linhas... como sua paixão pela vida e pela internet,e o fato da mesma ter trazido adoráveis surpresas para sua vida, como uma namorada de quem não tinha notícias há 22 anos e se descobrir pai de uma menina de 25 anos, que já era mãe das sua duas netas, que anseia chegarem logo em Canoa... Lilian, Tayná e Yasmim!


Vamos deixar, as tantas outras para ele mesmo contar com detalhes no livro, que ainda vai escrever, ou pintar ou musicar ou encenar ou sei lá!!!

O que sei é que ter Jura como amigo é um privilégio e tê-lo por perto também!!!

e como ele diz;
"o infinitivamente grande pode se tornar pequeno e o pequeno, infinitivamente grandioso!!!" 

Nenhum comentário:

Postar um comentário