domingo, 3 de outubro de 2010

A origem do nome de Canoa Quebrada

Segundo José Melancia por volta de 1650, época das grandes navegações, Dom Manuel então rei de Portugal mandou Francisco Aires da Cunha ao Brasil com a missão de fundar povoados.
Seguindo as ordens do rei ao chegar a costa brasileira o navegador foi se encontrar com o "descobridor" de Natal, Jerônimo de Albuquerque e perguntou-lhe o paradeiro do amigo e também navegador ainda mais  experiente, Martins Soares
Saiu então em busca de Martins, mas chegando a Cabeça do Norte , conhecida como "Ponta Grossa", sua canoa bateu nas pedras e ele teve que aportar   numa enseada nas Bateras. Ficou ali um tempo esperando ajuda e para sua sorte, logo foi encontrado e soube que o povoado mais próximo ficava a uma légua de distância onde encontraria  Simão, famoso "consertador" de embarcações.
Aires então seguiu para Aracati e encontrou Simão, que  teria o recebido muito bem, assim iniciando uma verdadeira amizade. Passado alguns dias, Aires resoveu deixar a tal canoa para Simão e seguiu sua busca.
Simão foi até onde a canoa se encontrava e lá resolveu quebrá-la e levar as madeiras até o povoado. Daí em diante, quando Simão queria ir a praia dizia aos seus tripulantes: " Vamos a praia da Canoa quebrada?"...
E assim o nome resistiu até os dias atuais, embora já o tenham tentado mudar algumas vezes.

Um comentário:

  1. Tive curiosidade de saber o porquê do nome Canoa quebrada agora já sei.

    ResponderExcluir